O que fazer e visitar na Serra da Estrela

O que fazer e visitar na Serra da Estrela

A pensar em si, construímos um pequeno levantamento com os locais mais emblemáticos da Serra da Estrela.

O Parque Natural da Serra da Estrela é um território vasto que oferece a todos os que o visitam experiências únicas e diferenciadoras. A cadeia montanhosa mais famosa de país, onde se situa o ponto mais alto de Portugal continental, oferece diversas ofertas turísticas, que combinam o património natural, cultural e histórico.
Com mais de 100 mil hectares distribuídos por seis concelhos, a Região da Serra da Estrela é o maior e mais antigo Parque Natural de Portugal. Com uma extensão tão vasta, a oferta é variada e para todos os gostos, para que não se perca, decidimos destacar alguns dos locais e atividades que não pode mesmo perder por estes dias!

NATUREZA

Torre

Longe de ser o local mais bonito, é um dos mais emblemáticos da Serra da Estrela, onde se encontra o ponto mais alto do território continental. Na única montanha do país onde existe neve nos meses de inverno, este é um dos pontos de passagem obrigatórios na Região. Com zonas de fácil acesso e estacionamento, é o local ideal para uma guerra de bolas de neve, deslizar num trenó, fazer um boneco de neve ou simplesmente tirar uma bela foto. Ótimo para miúdos e graúdos!

Vale Glaciar

Com cerca de 13kms de extensão é um dos maiores vales glaciares da Europa e o maior vestígio da última época glaciar em território nacional.
Com a sua forma caraterística em «U» que marca a paisagem, inicia-se na zona dos Cântaros, a 1.928 metros de altitude, e estende-se até à zona de Manteigas. Com uma enorme riqueza natural, oferece aos seus visitantes paisagens e locais únicos, onde se destacam o Covão d’Ametade, o Poço do Inferno e os Cântaros, Raso, Gordo e Magro, onde nasce o rio Zêzere.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pedro Lopes (@pedrolopes_photography) a

Barragens e Lagoas

A Serra da Estrela é a morada das mais altas barragens de Portugal. Construídas com propósitos industriais e de armazenamento de água para consumo humano, a Barragem do Viriato, do Vale do Rossim, do Covão do Ferro e da Lagoa Comprida, são algumas das diversas represas construídas pelo Homem que marcam a paisagem serrana. Para além dos planos de água artificiais, existem pequenas lagoas de origem glaciar onde se destacam o Covão dos Conchos e as Salgadeiras do planalto superior.

DESPORTO E AVENTURA

Estância de Esqui – Serra da Estrela

Com uma cota mínima de 1.854 metros de altitude, e a máxima de 1.984, funciona de dezembro a abril. É um espaço singular em todo o país, proporcionando condições naturais para a prática de Desportos de Inverno. Com 9 pistas, num total de 8 km, é ideal para todos os amantes de neve, mas sobretudo para quem deseja ter a primeira experiência de Esqui ou Snowboard.

Aluguer de Material de Snowboard:

SUP – Stand Up Paddle

Se procura uma atividade diferente, não pode deixar de experimental o Stand Up Paddle! Para praticantes experientes ou para quem procura o primeiro contacto com a modalidade, a Let’s SUP oferece experiências, onde se destaca o passeio de SUP mais alto do país!

Caminhadas e BTT

Disponíveis de forma gratuita e em qualquer altura do ano, existem diversos trilhos para os amantes dos desportos ao ar livre e em contacto com a natureza. Com uma panóplia de percursos de diferentes temáticas e graus de dificuldade, a Serra da Estrela dispõe de caminhos marcados onde pode desfrutar da região a pé ou de bicicleta. Para um melhor entendimento da região, faça-se acompanhar por um Guia, recomendamos o Nuno Adriano Guide! 

Montanhismo e Escalada

Para os apaixonados de emoções fortes, a oferta é também vasta e variada. Graças à sua geografia, a Serra proporciona aos aventureiros, desde o mais acessível dos passeios a pé até as travessias mais técnicas e de extrema dificuldade! Aconselhamos que procure sempre acompanhamento técnico especializado, para isso poderá encontrar uma das muitas empresas de animação turística a operar na região, com destaque para a Trilhos e Cumes.

GASTRONOMIA

Numa região onde a estrela da gastronomia é o Queijo da Serra, existem também diversos produtos de excelência e pratos deliciosos!

Para quem procura uma experiência gastronómica diferente com forte ligação ao nosso país, deixamos o convite para uma visita ao nosso Bistro Bar.

Dirigido pelo Chef Pedro Rosa, neste restaurante tipicamente covilhanense, a ideia é degustar sabores tradicionais combinados com inovação e criatividade. Somos o local ideal para quem procura um simples petisco ou saborear uma refeição completa, cheia de portugalidade.

Entre os nossos pratos destacamos o nosso Chateaubriand, Arroz de Bacalhau, a Presa de Porco Preto ou o Double Veggie Burger, sem nunca esquecer as nossas sobremesas caseiras! E como em qualquer boa mesa portuguesa, regamos os nossos pratos com uma cuidada seleção de deliciosos vinhos, cervejas e cocktails.

Caso procure uma opção diferente, na zona da Covilhã existem diversos outros restaurantes para todos os gostos e carteiras, sugerimos que experimente o Alkimya, Taberna a Laranjinha e Varanda da Estrela.

ALOJAMENTO

Para quem deseja uma experiência de alojamento intimista, a Casa das Muralhas é o local ideal. Somos uma unidade de Turismo de Habitação, localizada em pleno centro histórico da Covilhã, numa das zonas mais emblemáticas da Cidade Neve. Dispomos de 8 Quartos com WC Privativo, um Bistro Bar e Jardim com Bar e Piscina.

Implantada num edifício centenário originalmente construído no séc. IXX, sofreu uma recuperação integral, mantendo apenas a traça original que marca a arquitetura das casas apalaçadas daquela época.

Os quartos, marcados pelos tectos altos e paredes de granito, aliam todo o conforto de uma casa de charme moderna com a história de um edifício centenário.

No Jardim, também este repleto de história, é possível vislumbrar a Serra da Estrela, a cidade e ainda um pano da muralha do antigo Castelo, que dá hoje nome à nossa Casa.

Muito para além de um alojamento, nesta casa, tipicamente covilhanense, os hóspedes são convidados a descobrir a cidade e a região de forma autêntica e genuína. Com programas próprios ou em parceria com outro operadores, procuramos criar produtos turísticos inovadores que permitam transmitir o melhor do espírito beirão.

Garanta já o melhor preço disponível, reserve a sua estadia através da nossa central e aproveite as nossas vantagens e descontos exclusivos!

Para além da Casa das Muralhas, existem diversos alojamentos que espelham o melhor das tradições e costumes locais, como o hotel Puralã, a Casa com História, a Quinta de Seves, o Paço 100 Pressa e a Memórias Charme Residences, entre outros.

Venha desfrutar do melhor que a Beira Interior tem para oferecer, faça-nos uma visita!

Deixe uma resposta