SOBRE NÓS
CONCEITO
A Casa das Muralhas é uma unidade de Turismo de Habitação, com 8 Quartos Duplos com Wc Privativo, Bistro Bar, Pátio com Snack-Bar e Piscina.
Os quartos, marcados pelos seus tetos altos e paredes de granito, aliam todo o conforto de uma casa de charme moderna com a história de um edifício centenário.
No Pátio, também este repleto de história, é possível vislumbrar a Serra da Estrela, a cidade e ainda um pano da muralha do antigo Castelo, que dá hoje nome à nossa Casa.
HISTÓRIA
Mandada edificar em meados do séc. XIX por Alberto Deodato da Costa Rato, 2º Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, como casa de família. Posteriormente, foi adquirida pela família Santos Pinto mantendo-se na posse dos seus herdeiros até meados dos anos 60.
Nos anos 70, a casa sofre a sua primeira grande mudança para albergar o Externato 25 de Abril, transformando-se numa escola primária e mantendo-se assim durante largos anos.
Na segunda metade dos anos 80, a Associação Cava Juliana instala provisoriamente a sua sede no edifício e cria, no piso térreo, o museu Eduardo Malta.
No início dos anos 90, o Clube Nacional de Montanhismo, uma importante instituição da cidade, transfere a sua sede para este imóvel. Passados alguns anos, devido ao avançado estado de degradação da casa, o clube decide abandoná-la, dando-se início ao declínio da habitação.
Com a chegada do novo milénio, reconhecendo o valor patrimonial da casa, o Instituto Maria da Conceição Saraiva adquire o imóvel com o intuito de o recuperar. Incapaz de concretizar o projeto, decidiu colocá-lo à venda, sendo deixado ao abandono por cerca de 15 anos.
Em fevereiro de 2016, a Rogado & Rendeiro, Lda. compra o imóvel com o objetivo de perpetuar toda a sua memória através de um projeto turístico diferenciador. Assim, depois de mais de 2 anos de projeto e obras de reconstrução, nasceu a Casa das Muralhas.
A operar desde setembro de 2018, assume-se como uma unidade hoteleira de excelência que oferece aos seus visitantes um experiência genuína e de qualidade.